Casa do Whisky

O whisky é um verdadeiro símbolo de sofisticação e bom gosto, essa bebida tem sua origem na Escócia e conquistou o mundo. 

Mas, aqui vai uma pergunta que talvez você nunca tenha pensado: como se escreve whisky no plural? 

Pode parecer algo bobo, mas acredite, essa dúvida é mais comum do que você imagina. 

“Whiskies” ou “Whiskys”? 

A língua inglesa nos dá duas opções: “whiskies” ou “whiskys”. Mas qual é o certo? De acordo com os gramáticos e dicionários mais respeitados, o plural de whisky é “whiskies”. 

Isso se deve à regra geral da língua inglesa que diz que palavras terminadas em “y” formam o plural com “ies”.

Mas como toda regra tem sua exceção, o termo “whisky” não fica de fora. Em alguns contextos, principalmente na Grã-Bretanha, você também encontrará o termo “whiskys” sendo usado. 

Só que essa forma é bem menos comum e frequentemente é vista como uma variação aceitável, mas não a padrão.

Mas e o jeitinho brasileiro? 

No Brasil, nós também temos uma forma de lidar com isso: simplesmente dizemos “garrafas de whisky” ou “tipos de whisky. Isso evita a confusão do plural em inglês e mantém a clareza. 

Essa construção também é mais fácil de entender, até mesmo para quem não é familiarizado com a bebida ou o idioma inglês.

Perguntas frequentes

Como se escreve whisky no Brasil?

No Brasil, a palavra “whisky” é escrita da mesma forma que em sua origem inglesa. Não há uma versão aportuguesada oficial para esse termo. Assim, você encontrará garrafas e cardápios listando a bebida como “whisky”, seguindo a grafia internacionalmente aceita.

Como se escreve whisky de beber?

“Whisky de beber” também é escrito como “whisky”, sem alterações. A expressão “de beber” é usada apenas para distinguir o tipo de produto, já que whisky também pode referir-se a colônias ou outros itens. Mas a palavra “whisky” em si permanece inalterada em todos os contextos.

Conclusão

Bem, se você quer ser ortodoxo e seguir as regras gramaticais do inglês à risca, vá de “whiskies”. 

Mas se você estiver em um ambiente mais descontraído e quiser utilizar uma variação, “whiskys” também pode servir. 

E se estiver no Brasil e quiser evitar qualquer tipo de confusão, simplesmente diga “garrafas de whisky” e brinde ao bom senso! Saúde!


Lucas

Lucas

Lucas Pereira é um conhecedor de uísque e pai de dois filhos indisciplinados. Quando ele não está passando tempo com sua família, Lucas pode ser encontrado experimentando os últimos uísques em seu bar favorito ou caçando garrafas novas e interessantes para adicionar à sua coleção. Ele também é um ávido leitor e adora passar uma noite tranquila com um bom livro.

Comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já pensou em participar de UM GRUPO EXCLUSIVO que te manda ofertas diárias de uísques?

X