Casa do WHisky

Se você é um amante de whisky, provavelmente já se deparou com o famoso dosador que costuma vir acoplado em algumas garrafas. 

Embora seja uma invenção bastante prática para servir doses exatas, há momentos em que você pode querer retirá-lo, seja para facilitar a limpeza ou para decantar o whisky em outro recipiente. 

Mas como fazer isso sem fazer uma bagunça ou, pior ainda, quebrar a garrafa? Calma, temos algumas dicas para você.

Veja como tirar o dosador da garrafa de whisky corretamente

Primeiro, vamos falar de segurança. Certifique-se de que a garrafa está bem apoiada em uma superfície plana e que você tem uma pegada firme. 

Não queremos acidentes, certo? Outro detalhe: use luvas de borracha para ter uma aderência melhor e para proteger suas mãos.

Agora, ao trabalho. Se o dosador for de rosca, simplesmente gire-o no sentido anti-horário até que saia. Mas alguns dosadores são presos por pequenas abas plásticas que se encaixam no gargalo da garrafa. 

Nesse caso, você vai precisar de uma chave de fenda ou um objeto similar. Insira cuidadosamente a ponta da chave de fenda sob o dosador e faça uma alavanca suave para soltar as abas. Faça isso em volta de todo o dosador até que ele saia facilmente.

Ok, talvez você esteja pensando: Mas e se for daqueles dosadores que parecem impossíveis de remover? Bem, se for um desses, que geralmente são encontrados em bares e restaurantes, a tarefa será um pouco mais complicada. 

Nesse caso, você pode tentar mergulhar o gargalo da garrafa em água quente por alguns minutos para expandir o plástico ou o metal, facilitando a remoção.

Perguntas frequentes

O que é dosador de garrafa?

O dosador de garrafa é um dispositivo que se acopla ao gargalo de garrafas de líquidos, como whisky ou azeite, por exemplo. Ele serve para controlar a quantidade de líquido que sai da garrafa, evitando desperdício e garantindo que a medida seja precisa. É especialmente útil em bares, restaurantes ou mesmo para quem quer servir doses exatas em casa.

Como usar o dosador de whisky?

Usar o dosador de whisky é bem simples. Coloque o copo abaixo do dosador e incline a garrafa até que o líquido comece a fluir. O dosador liberará uma quantidade pré-determinada de whisky, geralmente uma dose, no copo. Uma vez servido, retorne a garrafa à posição vertical.

Quantos copos dá uma garrafa de whisky?

O número de copos que você consegue a partir de uma garrafa de whisky depende do tamanho da dose e da capacidade da garrafa. Uma garrafa padrão de 750 ml contém cerca de 25 a 30 doses, considerando uma medida padrão de 25 a 30 ml por dose. Então, teoricamente, você teria 25 a 30 copos por garrafa.

Conclusão

Como vimos, retirar o dosador de uma garrafa de whisky não é ciência de foguetes, mas exige cuidado e as ferramentas certas. Com um pouco de paciência e atenção aos detalhes, você conseguirá fazer isso sem problemas. 

Afinal, às vezes, uma dose livre é exatamente o que você precisa para apreciar plenamente seu whisky favorito. Cheers!

 


Lucas

Lucas

Lucas Pereira é um conhecedor de uísque e pai de dois filhos indisciplinados. Quando ele não está passando tempo com sua família, Lucas pode ser encontrado experimentando os últimos uísques em seu bar favorito ou caçando garrafas novas e interessantes para adicionar à sua coleção. Ele também é um ávido leitor e adora passar uma noite tranquila com um bom livro.

Comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chega de Pagar Caro em Whisky! Participe do nosso Grupo de Ofertas Exlcusivo!

X